Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

PR1 FZZ

PR1 FZZO percurso PR1 FZZ “Dornes – Vigia do Zêzere” inicia-se junto ao Posto de Turismo, percorrendo o centro da Vila (Torre Pentagonal e Igreja de Nossa Senhora do Pranto), continuando em troço coincidente com a Grande Rota do Zêzere (GR33), na direção de Vale Serrão.

Ao contornar a Serra dos Aguilhões segue-se para a aldeia de Rio Cimeiro e para as “Ilhas”.

De regresso à caminhada toma-se o caminho florestal para Peralfaia, observando uma curiosa formação rochosa, conhecida localmente por Penedos Amarelos.

Pouco depois de passar a aldeia surge a opção de regressar a Dornes ou continuar o caminho para o Lagar de S. Guilherme, sempre por caminho florestal, ladeado de eucaliptal ou pinhal, e também alguns carvalhos, castanheiros e medronheiros.

Em qualquer uma das opções é-se presenteado com uma extraordinária vista panorâmica sobre a Península de Dornes.

Se optou por visitar o Lagar de S. Guilherme, o regresso a Dornes será feito pelo Percurso da Biodiversidade, um caminho florestal que acompanha a Ribeira de S. Guilherme até bem próximo da sua foz, em Dornes.

Variante

Está sinalizada uma variante ao percurso principal que faz a ligação entre o cimo da aldeia de Peralfaia e a Fonte de Dornes (2 km).

Esta variante permite dividir o percurso principal em 2 outros percursos:

  • Dornes – Lagar de S. Guilherme – Dornes (8 km)
  • Fonte de Dornes – Vale Serrão – Rio Cimeiro – Ilhas- Peralfaia – Fonte de Dornes (14,5 km).

Para a realização da PR1 FZZ aconselhamos que leve consigo o mapa impresso dos percursos e/ou GPS com o track para utilização de gps. Esta informação pode ser encontrada no site da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.