Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Símbolos Heráldicos

A freguesia de Nossa Senhora do Pranto foi criada pelo anexo I da Lei N.º 75/2013 de 12 de dezembro, que implementou uma reorganização administrativa do território nacional de Portugal e agrega as freguesias de Dornes e Paio Mendes, mantendo assim os símbolos heráldicos das duas freguesias:

Dornes

A ordenação heráldica do brasão e bandeira foi publicada no Diário da República, III Série de 25 de agosto de 1998, sendo autores do brasão e bandeira, Segismundo Ramires Pinto e Paulo Alcobia Neves.

Brasão

DornesO brasão da freguesia de Dornes apresenta o «Escudo de ouro, monte de verde encimado por torre de negro, lavrada de prata, aberta e iluminada de vermelho, entre três círios de azul, passados dois em aspa e um em pala, atados de vermelho e uma lira de azul; em chefe, cruz da Ordem de Cristo; campanha ondada de prata, carregada de uma burela ondada de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas : “ DORNES “».

 

Bandeira

Esquartelada de azul e amarelo, cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

DornesDornes

Paio Mendes

A ordenação heráldica do brasão e bandeira foi publicada no Diário da República, III Série de 29 de dezembro de 1995.

Brasão

Paio MendesO brasão da freguesia de Paio Mendes apresenta o «Escudo equipolado de azul e ouro, estando estes pontos carregados, o do chefe de uma cruz da Ordem de Cristo, de vermelho, aberta de prata, os dos flancos de dois corvos de negro postos em cortesia e o do contra-chefe de um pinheiro-manso, arrancado de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ PAIO MENDES “».

 

Bandeira

De branco, cordões e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

Paio MendesPaio Mendes