Os cookies essenciais são temporários e permanecem no arquivo de cookies do navegador até que abandone este site, pelo que não fica qualquer registo no disco rígido do utilizador e são bastante importantes para aceder a áreas específicas do site permitindo uma navegação correta.
A Minha Rua
“A Minha Rua” permite a todos os cidadãos reportar as mais variadas situações relativas a espaços públicos, desde a iluminação, jardins, passando por veículos abandonados ou a recolha de electrodomésticos danificados.
Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada, que lhe dará conhecimento sobre o processo e eventual resolução do problema.
Para melhor indicar o local da ocorrência pode recorrer ao mapa disponível no formulário (clicar no botão Reportar Ocorrência).
Para o efeito seleccione primeiro o Distrito, depois o Concelho e, por fim, a Freguesia.
Depois, clique sobre o mapa onde poderá indicar exactamente o local. Neste mapa pode também consultar outras ocorrências já reportadas.
Para situações relativas a Iluminação Pública, a E-Redes disponibiliza igualmente um serviço para Reportar Avarias ou Situações de Risco, com o objetivo de corrigir a anomalia o mais rapidamente possível.
Perguntas Frequentes
Como posso inserir uma ocorrência?
Para inserir uma ocorrência deve preencher os campos do formulário, indicando obrigatoriamente o problema e o local, e, no final, clicar em “enviar ocorrência”.
Quantas categorias é possível seleccionar?
É possível inserir apenas uma categoria por ocorrência, uma vez que deve reportar cada problema isolado.
Como enviar uma dúvida ou sugestão para a equipa do Portal do Cidadão?
Para contactar o Portal do Cidadão, deve seleccionar a secção “contacte-nos” na barra lateral de A Minha Rua ou na barra de topo do portal e preencher o formulário.
Como posso procurar os problemas reportados numa rua específica?
Para o efeito deve ir à página “Consulta” e escolher o distrito e concelho correspondente. Todas as ocorrências serão registadas abaixo.
Como posso ver todos os problemas existentes?
Para ver todas as ocorrências pode ir à página “Consulta” onde se encontra a lista de todos os problemas.
É possível comentar um problema já reportado?
Para comentar um problema já reportado basta que aceda à página de detalhe do mesmo e preencha o formulário.
Posso receber notificações por mail de actualizações de um problema?
O cidadão que reporta ou comenta determinada ocorrência receberá um e-mail automático no momento em que a autarquia dê a ocorrência por resolvida ou indeferida.
Quero reportar um problema mas não quero deixar visíveis os meus dados, é possível?
Caso pretenda ocultar os seus dados pessoais deverá garantir que não selecciona a opção onde autoriza a publicação dos seus dados.
Posso submeter uma ocorrência sem fotografia?
Pode submeter com ou sem fotografia uma ocorrência. No entanto, quanto maior detalhe for possível enviar à Câmara, mais facilmente poderá ser identificado o problema a resolver.
Como posso juntar uma fotografia do problema a reportar?
Pode juntar uma fotografia à ocorrência, bastando para isso seleccionar “associar imagem” e depois seguir os passos indicados para carregar o ficheiro.
Posso submeter uma situação de uma rua fora da minha área de residência?
Pode submeter ocorrência de qualquer local por onde tenha passado, sendo que nesta fase nem todas as Câmaras Municipais estão disponíveis.
Posso enviar um e-mail directamente à Câmara Municipal?
Nesta área do Portal do Cidadão apenas pode enviar as ocorrências verificadas numa rua ou bairro. Qualquer outro tipo de contacto ou pedido de informação deve ser feito pelos mecanismos disponíveis pela respectiva autarquia que pretender contactar.
O que é “A Minha Rua”?
“A Minha Rua” é um projecto desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa, em conjunto com as Autarquias piloto: Arganil, Borba, Évora, Murça, Ovar, Pombal e Portalegre. Este projecto está inserido no Programa Simplex 09.