Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Informação Censos 2021

Informação Censos 2021

Começa no próximo dia 5 de abril a primeira fase dos Censos 2021, a maior operação estatística do país. A partir desse dia, toda a população irá receber em casa uma carta do Instituto Nacional de Estatística (INE) com os códigos necessários para responder online. As visitas dos recenseadores mantêm-se, mas, devido à situação epidemiológica, está a ser promovida a resposta através da internet.

Os Censos são realizados pelo INE com a colaboração das autarquias e juntas de freguesia, sempre a cada 10 anos, de forma a determinar dados estatísticos úteis para a gestão por parte de órgãos de poder nacional e local, empresas públicas e privadas, investigadores, estudantes, comunicação social, entre outros grupos.

É através das contas dos Censos que, por exemplo, são construídos hospitais, escolas, estradas e outras infraestruturas. Conforme a lei a sua resposta é obrigatória e está sujeita a um controlo de confidencialidade e proteção de dados.

Assim, os Censos 2021 começam através da colocação nas caixas de correio pelos recenseadores do INE, de um código e password de acesso a utilizar no site oficial da operação.

Entre os dias 19 de abril e 5 de maio, é necessário responder às questões no portal através de um dispositivo com acesso à internet. No final, é só selecionar “Entregar”.

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto empenha-se no bom funcionamento do processo e no caso da falta de condições para dar resposta através da internet ou haja dificuldades em interpretar as questões, disponibiliza-se através de atendimento telefónico através do número 249 366 745 e de um ponto de acesso à internet com computador nas instalações da junta para que o processo decorra de forma possível.

Poderá também recorrer à Linha de Apoio CENSOS 2021 (INE) – 210 542 021.

A campanha dos CENSOS 2021 privilegia a resposta através da internet, no entanto, é possível receber a visita de um recenseador, já a partir do dia 5 de abril, sendo que qualquer contacto presencial segue o protocolo de segurança de saúde pública decorrente da crise pandémica. Os recenseadores são recrutados pelo INE propositadamente para desempenharem estas funções e poderão, nalgumas situações, ser pessoas conhecidas na localidade.

Todos os recenseadores estarão identificados por um cartão de recenseador, autenticado com o selo branco do município de Ferreira do Zêzere e assinado pelo Delegado Regional do INE.

0 Comentários

Ainda não foram publicados comentários

Comentar esta notícia

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *