Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Via Sacra de Dornes

Via Sacra de DornesA Via Sacra de Dornes é constituída por um conjunto de catorze cruzeiros, localizados ao longo da estrada que se desenvolve desde o Casal da Mata até Dornes, terminando junta da escadaria da igreja de Nossa Senhora do Pranto, numa extensão de quatro quilómetros.

Os catorze cruzeiros da Via Sacra de Dornes são antecedidos por dois marcos, nos quais se pode ler o seguinte, no marco 1: “Esta via sacra foi oferecida ao santuário de Nossa Senhora do Pranto pelo Exmo. Senhor Durval do Rosário Marcelino e esposa. Eterna gratidão da paróquia de Dornes.” e no marco 2: “Pára e pensa. As 14 cruzes que vais visitar lembram-te o maior acto da história da humanidade. Um Deus-Homem morreu por ti.”

Arquitectonicamente, cada cruzeiro é constituído por um pódio de três degraus, sobre o qual se eleva uma base quadrangular, em cuja face frontal se encontra um painel azulejar referente a cada um dos passos da Paixão de Cristo.

O revestimento azulejar é executado em tons de azul e branco, num total de 30 unidades por painel. Sobre esta base, eleva-se por fim a cruz de Cristo, apresentando cada cruzeiro, a partir do nível do solo, uma altura de cerca de 4 metros.