Solar da Frazoeira
A Casa Solar dos Senhores do Vínculo da Frazoeira, ou apenas Solar da Frazoeira, ou Casa do Dr. Real é uma construção modernizada, com capela adornada de coro púlpito, etc., mas sem projeção de carácter religioso para o exterior.
No corpo da ermida há um silhar de azulejos de figuras e ornato (azuis e brancos), aqueles na parte superior, formando painéis e estes fazendo o rodapé. Os quatro que perduraram representam passos da vida de Santo Onofre, S. Bento, Santa Genoveva e Santa Maria Madalena.
O tecto da capela é de caixotões lisos, pintados de ornatos policromos emoldurando símbolos religiosos. No caixotão central, sobre o coro, está o brasão dos fidalgos: escudo com as armas dos Queirós, Sousas, Melos e Vasconcelos. Este brasão foi pintado posteriormente à decoração da capela dado que o dito brasão foi concedido a Higino Oto de Queirós e Melo em 8 de Maio de 1859.
O retábulo do altar é de talha setecentista. No nicho há um Crucifixo e um grupo da Sagrada Família com mãos, pés e rostos de marfim e com os corpos em madeira.
Nas paredes laterais da Ousia há dois quadros de pintura a óleo sobre tela, provavelmente cópias, um com uma Virgem e outro com o Santo Onofre. Este Santo Onofre deve ser cópia da tela de Domingos António de Sequeira, que está no Museu Nacional de Arte Antiga.