Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Igreja Matriz de Paio Mendes

Igreja Matriz de Paio MendesA Igreja Matriz de Paio Mendes ou Igreja de São Vicente localiza-se no centro do lugar do Castelo, na extinta freguesia de Paio Mendes.

O templo remonta muito provavelmente ao ano de 1518, de acordo com a data inscrita num antigo portal, hoje desaparecido, e de que nos dá notícia o tombo de 1607 da Vila de Dornes.

De acordo com o referido documento, a capela-mor tinha 12 côvados de comprimento e outros 12 de largura, sendo forra a tábuas de castanho; dela se passava para a sacristia, guarnecida de armários de castanho.

Por sua vez, o corpo da igreja tinha de comprimento 36 côvados e de largura 18, era coberto de telha vã e estava por lajear. Na empena da parede da porta principal possuía um campanário com o seu pequeno sino de metal.

Para além disso, pelo interior, mais concretamente no altar de São Francisco, existia a seguinte inscrição, hoje desaparecida, reveladora do nome dum instituidor da capela vinculada: «Sepultura de Manoel Vas e de sua mulher Maria Mendes e de seus descendentes».

De acordo com as Memórias Paroquiais de 1758, por essa mesma altura a Igreja de Paio Mendes possuía cinco altares: «de S. Vicente, de Nossa Senhora do Rozario, do Espirito Santo, do Senhor Jezus e de S. Francisco; não tem naves nem irmandades».

Horário das Missas

Aos Domingos:
- Horário de Verão e de Inverno: 10:30h - Igreja Matriz