Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Capela de Nossa Senhora da Conceição – Ereira

Capela de Nossa Senhora da Conceição - EreiraA Capela de Nossa Senhora da Conceição, edificada ao centro da povoação da Ereira, ergue-se num pequeno adro murado e sobrelevado, a que se acede por meio de dois lanços de escadaria.

Perto, foi construído um telheiro que serve de apoio na realização dos festejos anuais em honra da padroeira e no qual costuma ser realizada uma missa campal por essa ocasião.

Pequeno templo reabilitado, de planta longitudinal e nave única, dotado de cobertura em telhado de duas águas, na junção das quais se ergue uma cruz de Cristo.

A frontaria é simplesmente constituída por uma porta rectangular, ladeada, pela direita, por uma janela quadrada, e encimada por um pequeno óculo.

Do lado direito da empena ergue-se um campanário, em cuja cantaria do arco foram esculpidos motivos de inspiração barroca. Por detrás da capela-mor, mas integrada no volume do corpo central do templo, desenvolve-se a sala de sacristia, dotada de acesso pelo exterior, que se rasga na fachada sul, ao lado do correspondente portal lateral.

Pelo interior, e contrariamente ao que é vulgar, a cobertura da nave central é em abóbada de caixotões, enquanto que na capela-mor esta é de um só plano, igualmente não madeirado. O pavimento apresenta-se recoberto a mosaico cerâmico em toda a extensão do templo.