Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Capela de Nossa Senhora da Purificação – Frazoeira

Capela de Nossa Senhora da Purificação - FrazoeiraA Capela de Nossa Senhora da Purificação, na Frazoeira, cujas dimensões consideráveis e a beleza da sua concepção arquitectónica a aproximam mais de uma igreja paroquial do que das pequenas capelinhas que se dispersam pelos vários povoados.

A fachada principal deste templo é constituída por um magnífico portal de lintel curvo, em cuja chave foram esculpidas duas conchas sobrepostas.

Sobre o pórtico de entrada eleva-se um frontão curvilíneo, de claro barroquismo, que no tímpano ostenta uma insígnia coroada alusiva a Virgem Maria (letra M a que se sobrepõe um V invertido).

Ladeiam o portal principal duas janelas rectangulares, igualmente de lintel curvo; por sua vez, sobre este rasga-se um janelão de frontão interrompido.

Termina a fachada, delimitada por cunhais, numa empena curvilínea, ladeada por um pináculo (lado esquerdo) e por um pequeno campanário (lado direito), enquanto que ao centro se ergue uma cruz de Cristo.

É necessário referir, porém, que o campanário que hoje aí se encontra não corresponde à obra original, a qual se conserva junto do portal lateral que se abre na fachada sul do templo.

Por sua vez, em cada uma das laterais e perto da cobertura, que é em telhado de duas águas, rasgam-se duas janelas idênticas às que se encontram na fachada principal.